terça-feira, 24 de julho de 2012

O Fim da Guerra - Denis Russo


No livro "O Fim da Guerra: A Maconha e a Criação de um Novo Sistema para Lidar com as Drogas", o jornalista Denis Russo Burgierman e sua esposa colocam uma mochila nas costas e visitam vários países do mundo para descobrir como cada um deles lida com o problema da maconha e outras drogas lícitas e ilícitas.Acompanhados de uma bicicleta dobrável!
Com objetivo de apresentar modelos eficazes que possam substituir o sistema brasileiro, que infelizmente é baseado na forte repressão policial.
Autor reúne soluções diversas para acabar com guerra promovida pelas drogas
De acordo com ele, assim como nos EUA, as drogas em nosso país foram satanizadas pelos políticos e usadas como plataforma eleitoral, porém esse fator possibilitou o surgimento e acirramento da indústria do tráfico.
No livro, o autor relata que existem 210 milhões de usuários de drogas ilícitas. Sendo destes, 80%, 165 milhões, seriam usuários de maconha. Com a sua regulamentação, sobrariam apenas os outros 45 milhões usuários de drogas pesadas, dos quais 10 milhões são considerados usuários problemáticos.
Russo resgata as últimas pesquisas político-econômicas sobre o impacto de uma possível descriminalização
 na economia e no tráfico e tenta demonstra que o Brasil precisa vislumbrar essa possibilidade com mais otimismo.
Em suas viagens, o escritor visita a cidade de Amsterdã, na Holanda. Lá, o consumo é permitido em terminados estabelecimentos, concentrados em uma região específica da cidade. 
O autor apresenta o modelo como um exemplo interessante, mas já ultrapassado, uma vez que foi estabelecido em meados dos anos 1970.
Obra busca saídas para tirar a erva da alçada policial e jurídica sem estimular a criação de novos usuários!
Para o jornalista, a solução é mais parecida com o que faz Portugal, pais católico e conservador que, no entanto, 
descriminalizou a droga e passou a estudá-la para fins terapêuticos. O estado da Califórnia, nos Estados Unidos, 
e os países Espanha e Marrocos também integram o roteiro do escritor.
Denis Russo  é ex-diretor de redação da revista Superinteressante e já escreveu sobre políticas de drogas para diversos veículos.


Não deixem de conferir! Essa é a dica de hoje!

Nenhum comentário:

Postar um comentário